Quando as luzes tomam conta de casas e avenidas, já sabemos que o Natal se aproxima mais uma vez, renovando diversos sentimentos, principalmente a esperança de vendas para o comércio brasileiro.
As metas de vendas estabelecidas não devem vir acompanhadas somente da tensão por parte dos vendedores que precisam alcançar os objetivos, o ideal é que toda a preparação da loja seja feita em conjunto.
Está sem ideias para turbinar suas vendas durante as festas? Então, acompanhe nosso artigo e conheça alguns planos que poderão te ajudar na hora de encarar a movimentação dos clientes.
DÊ ATENÇÃO AO VISUAL MERCHANDISING
Quando o cliente entra em uma loja física, ele está em busca de uma experiência positiva e bons preços, e isso só vai acontecer se forem adotadas boas estratégias de Visual Merchandising. Mas, a grande dúvida é: como aplicá-lo?
As informações transmitidas visualmente atraem a maior parte dos consumidores, porque o ser humano é capaz de reter 65% da informação desse jeito. Sendo assim, as técnicas devem seduzir, convencer e ativar a memória do consumidor, através de um ponto de vendas preparado com os recursos certos.
O primeiro passo deve ser o planejamento da vitrine com elementos capazes de atrair a atenção de quem passa em frente à loja. Uma boa dica é usar as datas sazonais a seu favor também. Então, não se esqueça de deixar a loja decorada com enfeites natalinos para receber a todos.
O segundo passo acontece após a entrada do cliente. O objetivo agora é proporcionar uma boa experiência de compra, através de uma estrutura projetada para garantir o acolhimento e bem-estar do público.
Afinal, quem não gosta de se sentir à vontade em uma loja organizada?
PRIORIZE O ATENDIMENTO DE QUALIDADE
Com o Natal se aproximando, os consumidores se dirigem ao comércio aumentando consideravelmente a movimentação.
Diante dessa situação, algumas lojas optam por contratar colaboradores, fixos ou temporários, para dar conta do volume de atendimentos.
Assim, é importante lembrar que os funcionários são essenciais para o seu negócio, no entanto, eles precisam estar bem-preparados para manter a qualidade no atendimento, e permanecer de acordo com os valores da própria empresa.
Com o time completo, você pode criar um momento de interação através de sessões de integração e treinamento, fazendo simulações de imprevistos e instruções de como convencer o cliente a comprar os produtos que estarão disponíveis no estoque.
Seguindo essas dicas, possivelmente os clientes permanecerão por mais tempo na loja por se sentirem bem recepcionados. Resumindo, atitudes simples e planejadas sempre vão funcionar.
FIDELIZE SEU CLIENTE
Pense na sua marca favorita. Pensou? Agora responda: o que te faz voltar a comprar essa linha de produtos?
Diante dos motivos que você listou, tenha certeza de que essa marca possui uma ótima estratégia para a retenção dos seus clientes, e é isso que a sua loja precisa trabalhar constantemente.
Ampliar a base de clientes e mantê-los por perto no próximo ano, possibilita as vendas em datas de menor fluxo, após as festividades natalinas.
Atualmente, existem algumas ações simples e bastante efetivas que você pode seguir para trabalhar a fidelização dos consumidores — e nós vamos compartilhá-las.
- Cupons de desconto para as próximas compras;
- Cartão fidelidade;
- Frete barato e entrega impecável;
- Atendimento prestativo e de qualidade;
- Pós-venda eficiente;
- Um marketing forte que traga a sensação de ter um vínculo especial com a marca.
Infelizmente, esse processo não acontece como uma receita de bolo, é necessário testar as alternativas e ver o que funciona em sua base de clientes.
ESTABELEÇA HORÁRIOS ESPECIAIS
Com as festas de fim de ano, o horário de funcionamento do comércio precisa ser estendido para atender o público que tem uma jornada de trabalho pouco flexível, e também, para auxiliar aqueles que deixam as compras sempre para última hora.
Para que tudo funcione como o esperado, estabeleça os horários de abertura e fechamento durante os últimos dias de novembro, e o mês inteiro de dezembro, proporcionando ao seu cliente a sensação de que pode contar com você para atendê-lo em horários alternativos, gerando uma maior possibilidade de compra.
FACILITE A FORMA DE PAGAMENTO
No fim de ano, o tempo passa muito rápido devido a correria do dia a dia, e a sua missão como lojista, é evitar que os clientes percam tempo e fiquem frustrados no momento de realizar o pagamento.
Com opções flexíveis, as chances de vendas aumentam, pois um público maior será alcançado. Porém, todos os empreendedores e lojistas precisam verificar quais métodos são viáveis para o seu negócio, sem ocasionar interferência nos lucros, já que as taxas de adesão podem ser cobradas e variam de uma operadora para outra.
Atualmente, existem diferentes formas de pagamento, para todos os gostos e necessidades: dinheiro em espécie, cartão de crédito e de débito, pix, boleto bancário, cheque, link de pagamento, transferência bancária, PicPay, PagSeguro e PayPal.
Manter uma empresa ativa vai ser sempre um desafio em nosso país. Então, faça as escolhas certas para o seu negócio, e busque se diferenciar de seus concorrentes.
VALORIZE A PUBLICIDADE E DIVULGAÇÃO
Com a chegada das épocas festivas, férias e décimo terceiro salário, as pessoas estão propensas a comprar cada vez mais, ou seja, é a época certeira para divulgar a sua marca.
Em uma divulgação efetiva, o planejamento deve ser consistente e estratégico para conseguir lhe render bons lucros. Seja em mídia off ou on-line, a comunicação precisa ser transmitida ao público-alvo com gatilhos mentais que convençam e causem boa impressão.
Se você está começando agora, o ideal seria investir em mídias digitais que vão chamar a atenção e te ajudarão a atrair mais clientes. A regularidade nas publicações de conteúdos criativos nas redes sociais, segmentação orgânica e patrocinada, ações diferenciadas e e-mails marketing, poderão trazer resultados significativos.
Caso opte pelas mídias mais tradicionais, saiba que existem várias opções eficientes, como, outdoor, distribuição de folders, propagandas em tv e rádio, entre outros.
Com essas dicas, as chances da sua loja aumentar as vendas e causar um marketing positivo junto ao seu público que será bem grande.
Como você pôde notar, quem se destaca é quem chama a atenção do consumidor. Então, aproveite o Natal de maneira inteligente, arregace as mangas e mãos à obra.