Skip links

Como treinar minha equipe de vendas e dicas de ferramentas

Share

Uma equipe de vendas capacidade realmente transforma a jornada do consumidor e aumenta o volume de vendas. Nesse sentido, é muito importante entender como treinar a sua equipe. Ficou curioso? Então continue a leitura!

O que é treinamento de vendas

O treinamento de vendas é a ação de capacitar e aprimorar técnicas e comportamentos. Assim, visa a capacitação da equipe sobre as novas ferramentas, metodologias e o próprio processo de venda. Com isso, seus vendedores também desenvolvem habilidades e competências atitudinais.

Por que treinar a equipe de vendas

O processo de treinamento de uma equipe funciona como uma troca. Ou seja, o ensinamento aprimora as habilidades do seu vendedor, que aprimora o processo de vendas. Além disso, possui vários benefícios, como o aumento de produtividade e a otimização da jornada de compra.

Ideias de treinamento para equipe de vendas

Antes de ir para o passo a passo de como treinar sua equipe de vendas, vamos conferir algumas ideias de treinamento. Acompanhe!

Treinamento de atendimento

O seu vendedor é o intermediário entre o cliente e a empresa, sendo que o atendimento é o passo inicial para a efetuação da compra. Por esse motivo, a sua equipe precisa estar preparada para receber da melhor forma o seu consumidor.

Treinamento em prospecção

Às vezes, encontrar possíveis clientes é uma tarefa árdua. Por isso, é normal ter dificuldades. Nesse sentido, um treinamento na área da prospecção serve para auxiliar o vendedor nesse processo.

Treinamento de técnica de vendas

A parte mais importante do processo de vendas, é a venda em si. Não adianta nada prospectar um lead, mas não conseguir fechar negócio. Sendo assim, um treinamento de técnica de vendas se faz muito importante nessas horas, para ensinar diferentes técnicas de negociação.

Treinamento operacional

Uma boa ideia de treinamento é da parte operacional. Isto é, saber mexer nas ferramentas e de todos os recursos que essas oferecem, ajuda e muito o vendedor a otimizar o processo. Então, invista nessa área.

Treinamento sobre soluções da empresa

Se você quer oferecer soluções para a clientela, seus vendedores precisam estar cientes de todas as possibilidades. Dessa maneira, é muito importante treinar sua equipe sobre soluções da empresa.

Passo a passo: como treinar minha equipe de vendas

Agora, vamos aprender o passo a passo de como treinar a sua equipe de vendas!

1. Identifique o que precisa ser otimizado

Para achar soluções, é necessário haver problemas. Por isso, estude os relatórios, os sistemas de CRM, os feedbacks dos clientes e as entrevistas de avaliação de desempenho para descobrir em que a sua equipe precisa melhorar.

2. Pergunte à equipe o que quer aprender

Ouvir os clientes é importante, e ouvir os vendedores é tão importante quanto. Dessa forma, escute a sua equipe e os pergunte sobre o que querem aprender, focando em quais são as suas necessidades.

3. Peça a opinião do RH

O RH é um departamento que pode ajudar em vários aspectos dentro da sua empresa, e em um treinamento não seria diferente. Desse modo, depois de fazer sua pesquisa, exponha e peça a opinião de um profissional do Recursos Humanos.

4. Defina um orçamento

Os treinamentos podem variar de acordo com o orçamento definido. Assim, podem variar de aulas ao vivo a um treinamento presencial em um hotel de luxo.

5. Avalie o formato de treinamento mais apropriado

É importante, também, avaliar qual o formato mais apropriado de treinamento. Será individual ou coletivo? Presencialmente ou online? Por quanto tempo ocorrerá?  Lembre-se que há alguns casos em que haverá gasto em deslocamento e intervalo para refeições, por exemplo.

6. Estude quantas pessoas precisam do treinamento

Preparar treinamentos para uma equipe de 50 pessoas, ou de 15 ou 10, são bastante diferentes. Por isso, defina a quantidade de pessoas da equipe que vão participar. Além disso, fique atento àqueles que não forem participar para não haver ressentimentos.

Dicas de ferramentas

Separamos duas dicas de ferramentas para treinar a sua equipe: Parlante e Palestrarte. Ambos os sites são voltados para auxiliar a empresa em todo o processo de treinamento. Dessa forma, vale a pena conferir essas duas plataformas.

Agora que você já sabe como treinar a sua equipe de vendas, conta pra gente, vai utilizar essas dicas na sua empresa?

Leave a comment

Veja Mais
Arraste