Não é novidade que as cores são capazes de influenciar o comportamento humano, interferindo nos pensamentos, nas sensações e na decisão de compra.
Os lojistas precisam ficar atentos aos fatores que interferem nas estratégias envolvidas no aumento de vendas: decoração de showroom, jogo de cores, contraste, quantidade de luz, layout dos móveis, entre outros.
Quer saber mais? Então vem com a gente!
1. O QUE É PSICOLOGIA DAS CORES?
A Psicologia das Cores consiste em um estudo psicológico mais aprofundado acerca da influência que as cores exercem no cérebro humano, compreendendo as sensações, as emoções e os sentidos.
Essa influência é notada em diversos setores ou segmentos da vida cotidiana e está envolvida no mundo dos negócios, sobretudo na área de Decoração, do Marketing e da Publicidade que planeja todos os detalhes para que o consumidor seja impactado e estimulado.
1.1 Quais são as características?
A Psicologia das Cores pode parecer um conceito simples de ser entendido, mas é aí que você se engana. A técnica é considerada bastante complexa, já que características simples podem estimular ou desencorajar o processo de compra.
Esse é um dos motivos pelo qual o tópico se tornou superimportante dentro da arte, do design e do marketing, uma vez que é pelas cores que a sua loja/marca será visualizada e lembrada na mente dos consumidores.
Considerando que as cores são uma parte integral das imagens, têm um impacto instantâneo no receptor e podem afetá-lo de maneira positiva ou negativa, é importante conhecer estudá-las para conseguir transmitir os valores da empresa, facilitando o processo de identificação e assimilação, ou seja, despertando o interesse do seu público-alvo.
Para uma estratégia certeira, você precisa conhecer todos os 7 efeitos distintos que as cores podem ocasionar. Confira abaixo:
- Iluminação: a absorção de luz pode variar de acordo com a cor, tornando os objetos mais escuros ou mais claros.
- Emoção: acredita-se que as cores são capazes de despertar emoções e interferir nas características psicológicas dos indivíduos.
- Peso: as cores influenciam na sensação de peso que os objetos aparentam ter.
- Recordação: a visualização de determinadas cores pode fazer com que o indivíduo faça a associação com momentos específicos de sua vida.
- Simbolismo: a transmissão de significado e/ou sentimento acontece de acordo com as experiências vividas por cada pessoa.
- Dimensão: as cores alteram a percepção da dimensão de um local, tornando o espaço maior ou menor.
- Temperatura: existem tons quentes e frios, que podem passar a sensação de um ambiente que aquece ou refresca.
2. SIGNIFICADOS DAS CORES
Não é preciso ser um expert para conseguir se aventurar nas infinitas combinações de cores para compor um ambiente, mas é necessário ficar atento à personalidade dos seus clientes, para transmitir a mensagem certa e exercer um papel influenciador.
Lembrando que as cores são capazes de influenciar tanto o lado fisiológico, quanto o psicológico, estimulando as oito emoções primárias dos humanos.
- Azul: é considerado como a cor da mente, pois é uma cor que tranquiliza e o seu efeito calmante é capaz de retardar o metabolismo e diminuir a pressão arterial de quem frequenta o local. Esse tom causa a impressão de profundidade e é indicado para ambientes mais formais.
- Verde: é uma cor repousante que causa um efeito relaxante nos olhos, já que a onda de luz que atinge os nossos olhos não precisa de ajustes, sendo ideal para a nossa visão. As diferentes tonalidades são consideradas atemporais e trazem a sensação de bem-estar, renovação e equilíbrio por serem associadas à natureza e, consequentemente, à saúde. Além disso, a cor verde aceita a combinação com várias cores, sem contar os elementos que também podem ser acrescentados: jardins, plantas, artigos decorativos, paredes, tapetes, almofadas, entre outros.
- Vermelho: conhecida por ser altamente estimulante, intensa e impactante, por isso, é uma das cores com mais efeitos físicos e psicológicos, e deve ser usada com cautela — tons claros são energéticos e os tons mais escuros trazem uma sensação de elegância. Regularmente, ela se faz mais presente em espaços comerciais por ativar o desejo de ir em busca de novidades e consumir. Não é à toa que é o tom preferido pela publicidade.
- Cinza: tonalidade que vai desde o tom mais claro até o mais escuro, trazendo mais elegância e sofisticação para criar um espaço clean ou um ambiente monocromático. Pode-se considerá-la como a aposta certeira para combinar cores fortes, acessórios funcionais ou itens decorativos em cores mais fortes, sem deixar um aspecto carregado.
3. CUIDE DAS EXPERIÊNCIAS DO SEU PÚBLICO NA INTERNET
Como você já viu, as cores podem ter vários significados que podem afetar a relação da sua empresa com os clientes e prospects.
Então, é essencial estudar como as cores serão aplicadas nas estratégias de marketing digital (anúncios, sites, blogs corporativos, landing pages, e-mail marketing), materiais de comunicação (mídias sociais, vídeos, propagandas) e ações externas (stand para eventos, crachás, flyers, slides, revistas) e até mesmo no logotipo da sua empresa.
Porém, saiba que captar a atenção dos usuários é uma tarefa bastante complicada em meio a um universo lotado de conteúdos e materiais. Sendo assim, torne a experiência do usuário mais agradável para influenciá-lo de maneira positiva:
▸ Defina a paleta de cores da identidade visual da marca;
▸ Elabore um design bem estruturado e que transmita a mensagem desejada.
▸ Dê prioridade às cores que facilitam a leitura e a tornam menos cansativa;
▸ Mantenha constância e leve o usuário a memorizar as suas cores e assimilá-las ao nome da empresa;
▸ Faça testes e veja o que mais traz engajamento.
Por fim, entendemos que a simbologia das cores é essencial em todas as estratégias de vendas, e quando são bem aplicadas tornam-se ainda mais eficazes para o seu negócio.
Aproveite todas as nossas dicas, e use a criatividade a seu favor!