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Psicologia das Cores - Paleta de Cores.

PSICOLOGIA DAS CORES: use esse efeito para vender mais

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Não é novidade que as cores são capazes de influenciar o comportamento humano, interferindo nos pensamentos, nas sensações e na decisão de compra.

Os lojistas precisam ficar atentos aos fatores que interferem nas estratégias envolvidas no aumento de vendas: decoração de showroom, jogo de cores, contraste, quantidade de luz, layout dos móveis, entre outros.

Quer saber mais? Então vem com a gente!

1. O QUE É PSICOLOGIA DAS CORES?

A Psicologia das Cores consiste em um estudo psicológico mais aprofundado acerca da influência que as cores exercem no cérebro humano, compreendendo as sensações, as emoções e os sentidos.

Essa influência é notada em diversos setores ou segmentos da vida cotidiana e está envolvida no mundo dos negócios, sobretudo na área de Decoração, do Marketing e da Publicidade que planeja todos os detalhes para que o consumidor seja impactado e estimulado.

 

Psicologia das Cores - Paleta de Cores.

1.1 Quais são as características?

A Psicologia das Cores pode parecer um conceito simples de ser entendido, mas é aí que você se engana. A técnica é considerada bastante complexa, já que características simples podem estimular ou desencorajar o processo de compra.

Esse é um dos motivos pelo qual o tópico se tornou superimportante dentro da arte, do design e do marketing, uma vez que é pelas cores que a sua loja/marca será visualizada e lembrada na mente dos consumidores.

Considerando que as cores são uma parte integral das imagens, têm um impacto instantâneo no receptor e podem afetá-lo de maneira positiva ou negativa, é importante conhecer estudá-las para conseguir transmitir os valores da empresa, facilitando o processo de identificação e assimilação, ou seja, despertando o interesse do seu público-alvo.

Para uma estratégia certeira, você precisa conhecer todos os 7 efeitos distintos que as cores podem ocasionar. Confira abaixo:

 

  1. Iluminação: a absorção de luz pode variar de acordo com a cor, tornando os objetos mais escuros ou mais claros.
  2. Emoção: acredita-se que as cores são capazes de despertar emoções e interferir nas características psicológicas dos indivíduos.
  3. Peso: as cores influenciam na sensação de peso que os objetos aparentam ter.
  4. Recordação: a visualização de determinadas cores pode fazer com que o indivíduo faça a associação com momentos específicos de sua vida.
  5. Simbolismo: a transmissão de significado e/ou sentimento acontece de acordo com as experiências vividas por cada pessoa.
  6. Dimensão: as cores alteram a percepção da dimensão de um local, tornando o espaço maior ou menor.
  7. Temperatura: existem tons quentes e frios, que podem passar a sensação de um ambiente que aquece ou refresca.

 

2. SIGNIFICADOS DAS CORES

Não é preciso ser um expert para conseguir se aventurar nas infinitas combinações de cores para compor um ambiente, mas é necessário ficar atento à personalidade dos seus clientes, para transmitir a mensagem certa e exercer um papel influenciador.

Lembrando que as cores são capazes de influenciar tanto o lado fisiológico, quanto o psicológico, estimulando as oito emoções primárias dos humanos.

 

  • Azul: é considerado como a cor da mente, pois é uma cor que tranquiliza e o seu efeito calmante é capaz de retardar o metabolismo e diminuir a pressão arterial de quem frequenta o local. Esse tom causa a impressão de profundidade e é indicado para ambientes mais formais.

 

Psicologia das Cores - Tons de azul

 

  • Verde: é uma cor repousante que causa um efeito relaxante nos olhos, já que a onda de luz que atinge os nossos olhos não precisa de ajustes, sendo ideal para a nossa visão. As diferentes tonalidades são consideradas atemporais e trazem a sensação de bem-estar, renovação e equilíbrio por serem associadas à natureza e, consequentemente, à saúde.  Além disso, a cor verde aceita a combinação com várias cores, sem contar os elementos que também podem ser acrescentados: jardins, plantas, artigos decorativos, paredes, tapetes, almofadas, entre outros.Psicologia das Cores - Tons verdes 
  • Vermelho: conhecida por ser altamente estimulante, intensa e impactante, por isso, é uma das cores com mais efeitos físicos e psicológicos, e deve ser usada com cautela — tons claros são energéticos e os tons mais escuros trazem uma sensação de elegância. Regularmente, ela se faz mais presente em espaços comerciais por ativar o desejo de ir em busca de novidades e consumir. Não é à toa que é o tom preferido pela publicidade.

 

Psicologia das Cores - Tons vermelhos

 

  • Cinza: tonalidade que vai desde o tom mais claro até o mais escuro, trazendo mais elegância e sofisticação para criar um espaço clean ou um ambiente monocromático. Pode-se considerá-la como a aposta certeira para combinar cores fortes, acessórios funcionais ou itens decorativos em cores mais fortes, sem deixar um aspecto carregado.

 

Psicologia das Cores - Tons escuros e cinza

 

3. CUIDE DAS EXPERIÊNCIAS DO SEU PÚBLICO NA INTERNET

Como você já viu, as cores podem ter vários significados que podem afetar a relação da sua empresa com os clientes e prospects.

Então, é essencial estudar como as cores serão aplicadas nas estratégias de marketing digital (anúncios, sites, blogs corporativos, landing pages, e-mail marketing), materiais de comunicação (mídias sociais, vídeos, propagandas) e ações externas (stand para eventos, crachás, flyers, slides, revistas) e até mesmo no logotipo da sua empresa.

Porém, saiba que captar a atenção dos usuários é uma tarefa bastante complicada em meio a um universo lotado de conteúdos e materiais. Sendo assim, torne a experiência do usuário mais agradável para influenciá-lo de maneira positiva:

 

▸ Defina a paleta de cores da identidade visual da marca;

▸ Elabore um design bem estruturado e que transmita a mensagem desejada.

▸ Dê prioridade às cores que facilitam a leitura e a tornam menos cansativa;

▸ Mantenha constância e leve o usuário a memorizar as suas cores e assimilá-las ao nome da empresa;

▸ Faça testes e veja o que mais traz engajamento.

 

Por fim, entendemos que a simbologia das cores é essencial em todas as estratégias de vendas, e quando são bem aplicadas tornam-se ainda mais eficazes para o seu negócio.

Aproveite todas as nossas dicas, e use a criatividade a seu favor!

 

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