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Instagram Shopping: Use e venda mais

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O Instagram Shopping é a união de uma das redes sociais mais famosas do mundo com a compra de produtos. Ou seja, apesar das mídias já serem um grande canal de divulgação, passou a ser também um canal direto de venda. Interessante, não é?

Por isso, venha conhecer mais sobre o Instagram Shopping e a como usar essa ferramenta para que você venda mais. Acompanhe!

O que é Instagram Shopping

Não é de hoje que o Instagram é utilizado para satisfazer os desejos do consumidor. Isso porque, desde o início dessa rede, o seu intuito era de inspirar os usuários sobre os mais diversos assuntos. Vendo uma oportunidade nesse mundo da compra e da venda, o Instagram uniu o útil ao agradável e criou a sua própria plataforma de e-commerce: o Instagram Shopping.

Dessa forma, essa ferramenta possui várias funcionalidades de compras, que permite a venda dentro do próprio aplicativo. Assim, uma empresa pode colocar todo o seu catálogo na mídia de forma prática, elevando ainda mais o engajamento e a divulgação de seus produtos.

Com isso, a partir das fotos postadas por um comércio, o Instagram Shopping cria uma espécie de etiqueta para cada item. Isto é, cada produto possui sua própria página, contendo descrição, imagens e valor, a fim de facilitar a busca. Caso prefira, o usuário também pode clicar diretamente em uma aba no perfil da empresa que imita uma sacolinha de compras, como uma bolsa, que é onde todo o e-commerce ganha vida.

Como funciona essa ferramenta do Instagram

O Instagram Shopping oferece diversas formas de visualizar os produtos, como no feed, nos stories e, até mesmo, os filtros de realidade aumentada. Que tal conhecermos um pouco de cada uma dessas opções?

Feed

As fotos postadas através do feed são imagens como qualquer outra dentro dessa rede, o diferencial está na etiqueta em cima do produto, que direciona o usuário a outro ambiente dentro do aplicativo. Essa nova aba serve para especificar as características do item: o preço, mais imagens, o nome e a descrição.

Mais abaixo, forma-se uma loja inteira, com fotos de vitrine. Assim, todas as fotos que possuem a etiqueta, aparecem como um feed novo ao usuário, podendo explorar todos os produtos lançados pelo comércio.

Stories

Para os stories, a ideia não é muito diferente, já que parte também da etiqueta. Por isso, segue o mesmo princípio: imagem do produto e a tag sobre ele que direciona o usuário para obter mais informações.

Filtros

Os filtros não são mais novidades dentro do aplicativo do Instagram, mas o novo está em como podem ser utilizados para vender a imagem de um produto. Por exemplo, imagine um óculos escuro qualquer e pense na dificuldade que seria saber se ele vai combinar ou não com o seu rosto comprando de forma online. Difícil, não é? Pois bem, os filtros seriam uma forma de experimentar o item.

Nesse sentido, através de uma realidade aumentada, o filtro segue o protótipo com as dimensões corretas, proporcionando uma imaginação um pouco diferenciada: mais real. Ou seja, simula o uso do produto pensado. Com essa opção, a divulgação é ainda mais fácil, uma vez que o filtro pode se espalhar com muita facilidade.

Vantagens de usar o Instagram Shopping

Agora que sabemos como funciona, que tal saber algumas vantagens de usar o Instagram Shopping? Vamos lá!

Oferece segurança

Quem não fica com aquele receio antes de comprar algum produto online? Pois é, com essa ferramenta, o medo tem fim. Isso porque o Instagram Shopping é uma plataforma segura, que se preocupa em privar e proteger as informações pessoais e financeiras dos usuários que o utilizam. Dessa maneira, por conta dos recursos oferecidos, o Checkout do Instagram é uma ótima forma de manter uma relação segura com os seus clientes.

Otimiza o processo de compra

Outro ponto positivo dessa ferramenta é agilizar ainda mais o processo de compra. O modo tradicional é: visitar o e-commerce, gostar de um produto e comprar. Em todos os casos, visitar um site era necessário, e agora não é mais.

O Instagram Shopping permite que a compra do produto seja feita diretamente pelo aplicativo, sem precisar ir ao site do comércio. Com isso, tornou-se ainda mais rápido esse processo.

Gera tráfego

Apesar de não ser necessário ir para o site da loja em questão, ainda é uma possibilidade. Isto é, pode-se utilizar a rede social como uma vitrine geradora de engajamento e abusar disso para gerar tráfego no seu site, direcionando os usuários até ele. É uma boa ideia para gerar ainda mais vendas, além de aumentar o ticket médio e o faturamento da loja.

Como criar uma loja no Instagram: passo a passo

Ficou interessado e quer criar uma loja no Instagram? Então continue a leitura, vamos te ensinar passo a passo. Contudo, antes, precisamos apontar alguns requisitos básicos exigidos pelo aplicativo:

  • a loja precisa vender bens materiais (não serviços);
  • é necessário cumprir todas as políticas comerciais do Instagram;
  • a conta precisa ser comercial;
  • a loja precisa estar em um dos países contemplados pelo recurso (o Brasil está incluído);
  • o perfil precisa estar conectado a uma página do Facebook;

Cumpriu todos os requisitos? Acompanhe!

Conecte o perfil do Instagram ao catálogo do Facebook

O primeiro passo é simples:

1. vá até a página do Facebook da marca e clique na aba “loja”;

2. clique em configurar loja;

3. depois, insira o endereço;

4. escolha uma moeda para a cobrança dos pesos;

5. entre com o e-mail utilizado para a página do Facebook;

6. selecione as taxas relacionadas a seu país e estado;

7. por fim, finalize e comece a cadastrar os produtos.

Aguarde a revisão da conta

Agora, o passo é esperar. Você já fez todo o processo no Facebook e precisa esperar a revisão do Instagram sobre os produtos que você inseriu. Não se preocupe, você será notificado quando puder começar a usar a ferramenta.

Cadastre os produtos

Com a revisão positiva, o momento é de cadastrar seus produtos. É bem simples, basta escolher a foto para postar e seguir o que está sendo pedido.

Para adicionar a tag no feed:

1. quando for publicar a foto, você verá a opção de adicionar a tag do produto;

2. após selecionar a opção, insira o nome;

3. depois, insira o preço e as fotos adicionais.

Para os stories, a opção tag aparecerá quando arrastar para cima. Perto de onde insere gifs e stickers, estará escrito “produto”.

5 Dicas de como aumentar as vendas pelo Instagram Shopping

Crie uma identidade visual

Uma das partes mais importantes para fazer sucesso online, é através da estética. Por esse motivo, crie uma identidade visual e siga uma linha estética nos seus posts. Padronize cores e pense conceitos, seja diferente e verá como tudo muda!

Escolha imagens que despertem interesse

O Instagram é uma rede social imagética, e sua loja não seria diferente. O importante aqui é ressaltar as características do produto de uma forma que chame a atenção do público.

Use carrossel

O carrossel é uma ótima forma de anunciar os produtos de uma linha específica, por exemplo. Isso porque permite postar várias fotos de uma só vez.

Cheque os links

Se você pretende direcionar os usuários ao seu site, sempre cheque os links ao terminar de cadastrar uma tag. Ou seja, se direciona ao lugar correto ou se o link está funcionando como devia. Caso não esteja, corrija! Um erro na navegação é o suficiente para o consumidor desistir da compra.

Posicione as tags de forma estratégica

Não adianta nada ter um lindo produto se a tag está longe demais ou atrapalhando a visualização. Diante disso, preocupe-se como as etiquetas ficarão dispostas na imagem, para não causar nenhuma poluição visual. Uma boa ideia para quem está começando agora, é buscar inspirações em marcas famosas!

Agora que você sabe como usar o Instagram Shopping para vender mais, conta pra gente, vai usar essa ferramenta no seu negócio?

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