Fomentar o design brasileiro é a missão do Projeto Raiz , parceria setorial entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves – Sindmóveis e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil. Entre os dias 16 e 19 de março, designers que integram o projeto participam da maior feira de mobiliário da América Latina, a Movelsul Brasil , que acontece no polo gaúcho de Bento Gonçalves, um dos maiores exportadores de moveis do país. Até o momento, os expositores confirmados são Aristeu Pires, Fábio Zogaib, Guto Índio da Costa, Roberta Banqueri, Plataforma 4, Régis Padilha, Juliana Desconsi, Odete Formentão, Saint James. A exposição de produtos de designers do Projeto Raiz situado no Pavilhão F é uma das novidades da feira.

O Projeto Raiz intensifica estratégias de posicionamento do setor no mercado externo, potencializa a utilização de contatos e relatórios de inteligência comercial para os designers, promove maior compartilhamento de informações e experiências entre as empresas, orienta o avanço da promoção e a entrada destes profissionais nos mercados prioritários com todo suporte individual. Durante a feira, dez compradores interessados no design brasileiro participam do Projeto Comprador com intenso cronograma de negociações. Além disso, a agenda conta com a participação de jornalistas internacionais dos Estados Unidos e do México. Nesta edição da Movelsul, contará com os veículos: AD Magazine, Interior Design, Wingnut Social Podcast, Revista Porte e Revista Deezen.

O pavilhão F

A grande novidade dessa edição é um pavilhão inteiro reconfigurado para ótimos negócios: é o Espaço Corporativo & Tecnovarejo, localizado no Pavilhão F, que vai reunir expositores do segmento corporativo, de planejados, designers, decoração e tecnologias, oferecendo soluções de vários níveis para o público visitante da feira.

Com a iniciativa, o pavilhão F passa a abrigar especificamente três segmentos: móveis planejados, design e decoração e soluções para o varejo. Além da exposição, a feira vai articular rodadas de negócios específicas entre os expositores e compradores de mobiliário corporativo, investidores e especificadores desse segmento. O espaço de soluções para o varejo, por sua vez, vai incluir empresas que desenvolvem produtos e serviços nas áreas de tecnologia, logística, gestão e crédito, entre outros.

Destaque ainda para a Loja do Futuro, no pavilhão F – um exercício de aplicação das tendências de tecnologia e comportamento do consumidor. Os visitantes poderão conhecer, num espaço interativo, a jornada de compra do cliente. Será um estande de inspiração para a indústria se preparar para o futuro que já bate à porta.

Movelsul Brasil é expoente na internacionalização

A internacionalização da indústria moveleira é um dos pilares estratégicos da Movelsul, realizada desde 1977 pelo Sindimóveis de Bento Gonçalves. A questão é trabalhada no setor pela entidade organizadora há 30 anos e a edição de 2020 reúne o maior número de importadores, lojistas, distribuidores e empresários internacionais da história da feira, totalizando 110, o dobro comparado à edição de 2018.

Prêmio Salão Design

O Prêmio Salão Design apresenta na Movelsul Brasil 2020 sua mostra de finalistas e vencedores. Além da exposição de produtos no pavilhão F, no dia 18 de março ocorre a cerimônia de premiação. Com patrocínio de Berneck, Interprint e Brasmacol, o Prêmio Salão Design é a principal premiação brasileira de design de mobiliário, sendo realizado desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves.

– Conheça os vencedores do Prêmio Salão Design

Nesta 23ª edição do prêmio, são cinco categorias e dez jurados. São eles: diretora técnica no Centro Brasil Design, Ana Brum; a professora Maria Cecilia Loschiavo dos Santos; o Head Designer do Grupo K1 Mateus Conceição; o analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Mobiliário Ricardo Dal Piva e a presidente da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores Silvana Carminati; a crítica, historiadora de design e autora Adélia Borges; o arquiteto, designer e marceneiro Fernando Mendes; o superpremiado designer com mais de 50 anos de carreira Freddy Van Camp; a artista plástica e designer Heloísa Crocco; e a Diretora de Conteúdo da Casa Vogue Taissa Buescu.

Projeto Raiz

Criado pelo Sindmóveis Bento Gonçalves em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Projeto Raiz promove mundialmente os serviços desenvolvidos por designers brasileiros de móveis. A partir de feiras como a Salone del Mobile e a ICFF – NYC, o projeto busca conectar todas as atividades e designers brasileiros, e mostrar ao mundo as muitas características que são a base do design brasileiro.