Skip links

Como fazer uma venda agregada e vender mais para o mesmo cliente

Share

Como fazer uma venda agregada e vender mais para o mesmo cliente

A venda agregada é uma ótima estratégia de marketing para aumentar o volume de vendas. Quer descobrir como funciona? Então acompanhe a leitura.

O que é venda agregada

Também chamada de cross selling, a venda agregada é uma técnica de marketing em que um produto é oferecido ao cliente como uma sugestão complementar ao produto que já estava no carrinho de compras. Por exemplo, se o consumidor deseja comprar um celular, e o adiciona ao carrinho, a empresa pode sugerir capa e película, que são complementares ao aparelho. Dessa forma, é possível vender mais a um mesmo cliente, ampliando o faturamento e oferecendo soluções.

Com certeza, não é todo cliente que vai aceitar a sugestão, mas não custa nada tentar, não é? A Amazon, por exemplo, atribui 35% de suas receitas à venda agregada, resultando em U$60,4 bilhões em 2017. É bastante coisa!

Vantagens da venda agregada

A prospecção de clientes é muito importante, mas é algo que gera muita despesa para os negócios. Aqui, a vantagem do cross selling é prospectar uma vez e vender mais para o mesmo cliente, aumentando a taxa de consumidores fiéis e o tíquete médio.

Outra vantagem está no comportamento inovador da marca ao sugerir mais produtos. Isso porque não são produtos aleatórios. Como explicado anteriormente, os novos itens são formas de solucionar possíveis problemas do seu cliente. Um celular sem capinha e película, à exemplo, torna-se um problema por ser um aparelho desprotegido, por esse motivo são produtos complementares.

Como aumentar a venda agregada

Agora que você já sabe da importância do cross selling, que tal aprender a como utilizá-lo? Confira 5 dicas de como vender mais no varejo com a venda agregada!

1. Prepare a equipe

Os vendedores são os intermediários da relação empresa-cliente. Por esse motivo, devem estar mais que preparados para recebê-los e se atentarem aos seus problemas. Nesse sentido, prepare a equipe para saber oferecer as soluções certas e associar melhor os produtos. Para isso acontecer, ofereça treinamentos in company e, também, realize dinâmicas de grupo.

2. Certifique a disponibilidade de produtos complementares

Para acontecer uma venda agregada, é necessário ter no estoque os produtos complementares, não é? Pois é, certifique-se que estejam disponíveis e em quantidade o suficiente para atender a demanda natural.

3. Ofereça promoções para comprar o produto relacionado

Uma boa estratégia para aumentar o volume de vendas com o cross selling é através das famosas promoções. Quem não gosta de um desconto ou de um brindezinho? Ou seja, vamos supor que o celular esteja no valor de R$1000, a película por R$10 e a capinha por R$20. Em vez de oferecer os itens separados nesse valor, monte um combo de o celular com capinha por R$1020 e a película como brinde. É um modo muito atrativo de conquistar o consumidor.

4. Agregue valor aos produtos

É uma ótima ideia enfatizar os benefícios de obter o segundo produto. Isso porque você precisa agregar valor aos produtos se quer convencer o cliente a comprá-los. Ainda à exemplo do celular, vale ressaltar que a capinha e a película servem como protetores do celular, aumentando o tempo de uso e a segurança do aparelho.

5. Use e abuse da tecnologia

Por fim e não menos importante, a famosa tecnologia! Aqui, o importante é estudar as estratégias de cross selling e ver se os resultados estão saindo como o esperado. Desse modo, descubra quais são os produtos que mais fazem sucesso na venda agregada e colete dados dos clientes em diversos canais. Com isso, cheque suas estratégias de tempo em tempo e a torne efetiva.

Agora que você já sabe dos benefícios e como fazer a venda agregada, conta pra gente, vai utilizar essas dicas para vender mais para o mesmo cliente?

Leave a comment

Veja Mais
Arraste